Banda do Mês

Alice in Chains

Vamos deixar de lado as homenagens ao Dragonforce e falar de um pouco de Alice in Chains, pois o mês de Maio já se foi, e para começar legal o mês de Junho nada mais justo do que falar dessa banda que deixou saudade para muita gente. O Alice in Chains.
A banda iniciou em 1987 quando o guitarrista Jerry Cantrell foi em uma festa em Seattle, nos Estados Unidos, e lá estava presente o vocalista Layne Staley.
Tempos depois depois de uma boa amizade Cantrell não tinha um lugar para morar e foi acolhido por Staley, que o levou a sua residência: um estúdio de ensaios sujo e cheirando a urina, chamado Music Bank e localizado em um armazém, onde os dois passaram a viver.
Jerry Cantrell como sempre gostou de tocar guitarra tinha uma banda com uma galera da região, o estilo da banda era mais ou menos um Glam Metal e se chamava Diamond Lie.
Já que Staley estava saindo de uma outra banda do mesmo sub-gênero. Mike Starr, conhecido de Jerry, ele já havia tocado em outras bandas do mesmo estilo, como Sato e Gypsy Rose, e logo aceitou tocar baixo na banda e ainda trouxe o baterista Sean Kinney, que namorava sua irmã.
Essa confusão toda difícil até mesmo de entender gerou frutos para o rock mundial, pois no ano seguinte as coisas andaram para melhor, tocando em bares e estúdios famosos na região, ganhando fama e deixando de fazer covers de outras bandas o Diamond Lie passou a se chamar Alice in Chains, e no ano seguinte resolveram gravar seu primeiro disco, o "We Die Young", que foi lançado em Julho de 1990, com contrato assinado pela Columbia Records, que vendeu milhares de cópias.
Em seguida surge a fama e a mudança de estilo, a banda de Glam Metal passa a ser Grunge, devido principalmente por suas canções mudarem bastante.
Atualmente a banda tenta junta os cacos do que sobrou do Alice in Chains, pois em 20 de Abril de 2002 Staley foi encontrado morto em seu condomínio de uma overdose letal da combinação de heroína e cocaína. A perícia aproximou a data de óbito de Staley para 5 de Abril devido ao corpo já se encontrar em estado de decomposição e que, coincidentemente, foi a mesma data aproximada da morte de Kurt Cobain oito anos antes.
Cantrell, abalado pela morte de seu amigo e companheiro de banda, dedicou seu segundo álbum solo, Degradation Trip (2002), a Staley[49]. O álbum foi lançado aproximadamente 2 meses após o falecimento de Staley como um disco único e mais tarde relançado, como havia sido originalmente planejado e com canções a mais, como um disco duplo. Ainda que algumas canções no álbum pareçam terem sido escritas sobre a morte do companheiro de banda de Cantrell ("Thinking 'bout my dead friends whose voices ring on" em "Psychotic Break", por exemplo), Degradation Trip foi completamente gravado antes do falecimento de Staley.

Por Israel Martins

Nenhum comentário:

In Your Face (2006)